quinta-feira, 7 de abril de 2011

Design da Velha

Comecei a produção das cenas animadas de meu filme, mas só após muito lutar com os designs da Vó Helena, e digo luta pois realmente minha incapacidade de colocar no papel uma idéia que eu nem sequer tinha clara, juntamente à minha pouca experiência com desenvolvimento de personagens, fez com que eu nunca tivesse mais do que uma só opção de velhinha para animar.
Tudo se resume no que você sabe que quer fazer, e no que você de fato consegue fazer.

Visto que eu só sabia que queria uma velha fofinha, meio corcunda e bochechuda, mas não tinha a mínima idéia de quais traços ela possuiria, qual sua altura, se mais realista ou mais cartunesca, então já comecei limitado pelo "saber" o que querer fazer. Mas não foi o pior.... (eu não quero que fique parecendo que sou uma vítima masoquista por colocar isso por escrito na esperança que alguém me dê apoio - coisa que não quero -... simplesmente estou constantando um fato relacionado à esse estágio da criação) o pior foi justamente tentar colocar essas características numa velha que fosse animável e não possuísse erros grotescos, e básicos, num design.

Fui chamado de perfeccionista muitas vezes ao longo desse processo, mas com certeza não foi culpa de nenhum perfeccionismo eu ter travado no design. Querer que sua velhinha não tenha seu nariz se movendo pro lugar dos olhos enquanto ela vira o rosto de lado não é uma questão de buscar a perfeição, você só busca a perfeição em algo que já é minimamente bem feito e aceitável, e garanto que uma velha que se transforma ao virar a cabeça não é minimamente aceitável, é um problema básico e que precisava ser sanado antes de iniciar a produção das cenas.

Não tenho ninguém a culpar por isso a não ser minha pouca experiência em desenho de personagem para animação ou ilustração. Nunca fui de ter um sketchbook sempre ao meu lado, o que garante uma prática constante. Os professores foram muito compreensivos e em momento algum me culparam por querer ter certeza de quem seria o protagonista de minha história.

Bom, no fim das contas, o processo foi muito lento, mas uma velhinha minimamente aceitável saiu. Não estou satisfeito com ela, e aí sim é meu lado perfeccionista falando, mas visto que ela já quase não apresenta os problemas básicos que citei, e é uma senhora "animável" com todas as poucas características que eu inicialmente havia pensado, então resolvi sair da inércia e começar a flipar e desenhar 345 frames/segundo dessa velhinha.

É a Vó Helena que está dentro dos meus limites atuais de desenho. Quem sabe se num futuro eu tivesse que fazer outra velhinha com as mesmas características eu consiga fazer em menos tempo e menos frustrações, mas nesse momento, tenho de aceitar o limite do que consigo fazer, e viver com isso.

Nenhum comentário: